>> CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: linha branca, festonada, geralmente bilateral em mucosa jugal na altura da oclusão, ou seja, é restrita a áreas dentadas.
* É uma alteração comum devido a pressão, irritação por fricção ou por trauma de sucção da mucosa das superfícies vestibulares dos dentes.
>> CARACTERÍSTICAS HISTOLÓGICAS: hiperortoqueratose, degeneração hidrópica e inflamação crônica leve na lâmina própria.
>> TRATAMENTO: regressão espontânea
* Raramente é feito biópsia
Linha alba na região de mucosa jugal esquerda, na altura de oclusão. |
MUCOSA MORDISCADA
* Mastigação crônica da mucosa jugal -> Morsicatio Buccarum
* Mordidas crônicas de mucosa jugal, língua e lábio
* Prevalência devido ao estresse ou quadros psicológicos
>> CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: bilateral, superfície dilacerada e irregular (paciente relata que é capaz de remover pedaços de material branco), áreas brancas/espessas e fragmentadas podem estar entremeadas a zonas eritematosas (manchas), com erosão ou ulceração traumática focal.
>> CARACTERÍSTICAS HISTOLÓGICAS: extensa hiperparaqueratose com dilaceração, colonização bacteriana na superfície é comum, inflamação crônica no tecido conjuntivo subjacente, coloração HE.
>> TRATAMENTO: não é necessário, porém pode-se fazer biópsia.
![]() |
Mucosa mordiscada na região jugal do lado esquerdo, tendo como relato principal do paciente "pedaços brancos se destacando". |
ULCERAÇÕES TRAUMÁTICAS
* Exposição do tecido conjuntivo por trauma: prótese mal adaptada, dente com borda cortante, mordida (escovação, alimentação, fala, dormindo).
>> CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS: áreas de eritema circundando uma área central recoberta por uma membrana fibrinopurulenta amarelada destacável
>> CARACTERÍSTICAS HISTOLÓGICAS: proliferação de vasos e fibroblastos, tecido de reparo, tecido de granulação na base da úlcera com infiltrado inflamatório misto.
>> TRATAMENTO: retirada do trauma e uso de anestésico tópico para alívio da dor
![]() |
Úlcera traumática na região de mucosa jugal esquerda, sintomática. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário