quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

HIPOTENSÃO ORTOSTÁTICA - Situação de Urgência por Alteração/Perda de Consciência

A Hipotensão Ortostática, ou Postural, é a segunda maior causa de perda de consciência na prática odontológica, sendo caracterizada por queda brusca da pressão arterial do paciente por admitir a posição vertical após muito tempo deitado na cadeira.

Como prevenir essa situação?
Para prevenir é importante que o Cirurgião Dentista mantenha o paciente por aproximadamente 15 minutos sentado em sua cadeira, até que a pressão do organismo normalize e o mesmo possa se levantar sem temer que haja a queda dela acometendo na perda de consciência.

E se ocorrer, o que devo fazer?

1. Você deve avaliar o estado de consciência do paciente, utilizando o método de tocar no ombro e perguntar em alto e com clareza se o mesmo está bem. 

2. Se inconsciente, você deve colocar o paciente na posição supina e elevar seus pés ligeiramente em relação à sua cabeça (mais ou menos 10 - 15 graus), pois assim a perfusão sanguínea cerebral é imediatamente aumentada e, na maioria das vezes, o paciente recupera a consciência em poucos segundos. 

Resultado de imagem para hipotensão ortostática ou postural


E se o paciente não recuperar a consciência? 
1. Propicie a passagem de ar pela manobra de chin lift

2. Avalie a respiração e a presença do pulso carotídeo em até 10 segundos

3. Monitorize os sinais vitais até que o paciente volte

4. Compare os valores da FC, FR, PA para determinar o quão grave é o caso e determinar então um grau de comparação com a normalidade.

5. Após recuperado, dispense o paciente com o acompanhante (família ou amigo, precisando o mesmo ser maior de idade) e busque investigar a causa da hipotensão para evitar recorrências. 

6. Caso o paciente demore para retomar a consciência, acione o serviço de urgência/emergência (192 - SAMU)


Um comentário: